segunda-feira, 10 de outubro de 2011

LIVRO DE ATOS CAPITULO 1.6-8

INTRODUÇÃO – Popularmente, este texto é muito citado ou para enfatizar o papel do Espírito Santo na vida do crente ou para destacar a importância da evangelização no mundo. Dentro do seu contexto, o verso 8 essencialmente é uma resposta a uma pergunta escatológica, “quando virá o reino futuro”?


TEMA – A PREGAÇÃO DO EVANGELHO COMO SINAL ESCATOLOGICO DO FIM!


TRANSIÇÃO: O anuncio das boas novas do reino de Deus, deve ser visto dentro de uma visão missiologica, como um sinal que aponta para o fim. Pois foi o próprio Senhor Jesus Cristo que disse: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim” Mt. 24.14.  Isto não quer dizer que a proclamação do evangelho a todas as gentes, adiantará ou atrasará a chegada do fim, mas que apontará para ele. Para isso, nós como igreja do Senhor devemos cumprir e estar preocupados com a nossa missão, que não é simplesmente a nossa missão, mas, a missão de Deus. (Missio dei, e Missio Eclésia).
Qual tem sido nestes últimos dias a nossa preocupação?


I – JESUS REPREENDE OS SEUS DISCIPULOS.

                                               
1.      Por estarem especulando sobre o reino futuro.

Ø  Disse Jesus que não era da competência dos discípulos saberem sobre esse tema, pois segundo o próprio Jesus as respostas e o controle do reino futuro pertenciam a Deus. (Atos 1.7);
Ø  O reino futuro já foi estabelecido por Deus, mediante o seu eterno poder.

II – SEGUNDO JESUS HAVIA OUTRA COISA MAIS IMPORTATE PARA OS DISCIPULOS ESTAREM PREOCUPADOS...


1.       Proclamar o evangelho a todo mundo ate que o fim chegue deveria ser a preocupação dos discípulos.

Ø  Essa proclamação só pode ser realizada mediante o dom do Espirito Santo, que seria derramado sobre eles. (Atos 1.8a);
Ø  O Espirito Santo lhes capacitaria a cumprir o proposito de Deus, que é o de se fazer conhecido através da proclamação do evangelho a todos os homens. (Atos 1.8b).
Ø  Revestidos do poder de Deus nos tornamos testemunhas do seu amor, da sua graça e de sua misericórdia, como testemunhas proclamamos o seu evangelho, e ao proclamar o evangelho estamos sinalizando para o fim de todas as coisas.

CONCLUSÃO – É a vontade de Deus que todos os homens tenham a possibilidade de ouvir o evangelho. É Deus que oferece este evangelho para o mundo, pois no texto a alusão a missão mundial é descrita como indicativo e não como imperativo. Os apóstolos, ou enviados, são apenas instrumentos pelos quais o plano de salvação é realizado e concretizado na vida daqueles recebem a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário